Trilheiro x Overlander
- Milena Issler

- 11 de jun. de 2023
- 6 min de leitura
Atualizado: 22 de fev.
Pratico off-road e tenho um veículo 4x4, mas me incomoda muito quando me chamam de trilheira. Pra falar a verdade, o que menos faço com meu carro é trilha. Meu maior prazer são as viagens, por isso pretendo conservar meu carro intacto por muitos anos.
Milena Issler - @hein.gata
Dec 16, 2021
A prática do off-road e o overlander são frequentemente confundidas e muitas vezes interpretadas como sendo a mesma coisa, mas na verdade tem características bem diferentes.
O trilheiro faz uso de um veículo 4x4 que normalmente está quase todo modificado e que não é seu veículo do uso diário. Seus objetivos são recreacionais mas, eventualmente, ele até se aventura no mundo overlander por um breve período de tempo. Suas prioridades são testar os limites e resistência de ambos, dele mesmo e do veículo, seja em áreas designadas para 4x4 ou destinos de aventura onde ele conta com seu veículo para levá-lo a lugares remotos através de terreno difícil. O trilheiro tem nervos de aço.
Já o overlander tem como objetivo viajar através de terreno vasto e mutante enquanto testa sua própria coragem e desenvoltura, a resistência e confiança do veículo, tudo isso mantendo um certo grau de conforto, geralmente durante um período prolongado de tempo. Nem todo overlander gosta de dirigir em estradas de terra e muitos nunca vão explorar as capacidades off-road de seus próprios carros. Não tem nada de errado nisso. Muito lugares maravilhosos são acessíveis pelo mais simples Fiat Uno ou o Fusca mais barato. Mas o overlander vai pensar duas vezes antes de quebrar ou atolar sua própria casa num local remoto.
Esq.: o trilheiro e seu carro (Crédito: : http://www.freeimages.com/photo/4x4ing-at-abingdon-5-1523171). Dir.: um veículo overlander, uma casa sobre rodas.
Um veículo overlander.
Certa vez, durante uma viagem para o Atacama, estava na estrada em direção aos famosos Gêiser del Tatio, era inverno e eu estava na minha Defender 110, junto com mais 4 passageiros. O cenário de montanhas era branco, a estrada coberta de neve parecia inofensiva. Porém, após alguns quilômetros percorridos, me deparei com um volume de neve que batia acima do radiador, nem mesmo o forte motor da pobre Defender pode atravessá-lo e me ví na obrigação de voltar. Para minha surpresa, no meio do caminho, encontro com dois enormes caminhões um 4x4 e outro 6x6, motorhomes, ambos Suíços, indo pra a mesma direção que eu acabara de voltar. Descrevi o que me impediu de prosseguir para eles e sem questionar muito, o Robusto 6x6, o maior dos dois caminhões conduzido por um senhor musculoso e careca (quase um personagem do “Esquadrão Classe A”), foi o primeiro a fazer meia volta e desistir. Para minha surpresa, o proprietário do Man, um senhor simpático de bigode, junto com sua esposa e a amável cachorrinha Peppa, se propôs a seguir na frente, abrindo o caminho na neve para que ambos pudessemos passar. A única condição que ele pediu era que eu fosse com ele até o gêiser. Logo perguntei: mas por que? Afinal com um carro daquele, abastecido de combustível, água e comida, com aquecimento, na minha opinião era indestrutível… Sua explicação era simples: — Essa é minha casa. Se ele atolasse não teria como empurrar só com a força da esposa. Por isso ele precisava da minha compania, eu tinha 3 homens e uma mulher comigo, além do meu carro para ajudar no caso de algum imprevisto. Felizmente deu tudo certo, além do passeio que foi maravilhoso, ganhei amigos suíços.

Meu encontro com o Robusto na subida dos Gêises del Tatio no Atacama.
Essa história me faz refletir muito antes de tomar qualquer decisão. Não adianta você ter um foguete para chegar na Lua se depois que pousar você não consegue voltar pra casa.
Se você é trilheiro com intenções de se tornar um viajante de longas distâncias você com certeza fará uma bela jornada porém deve estar disposto a adaptar seu raciocínio considerando cuidadosamente quais são suas necessidades.
Equipar seu painel e teto da cabine com botões, mostradores e interruptores, luzes e medidores para informar sobre pressão, nível de fluido, calor e funcionamento de cada parte mecânica do seu carro só fazem sentido se você souber resolver o problema que eles detectam, além disso você vai ter que manter cada um desses botões funcionando. Alterar as características originais do seu carro provavelmente pode gerar outros problemas que você não poderia prever. Lembre-se que os engenheiros e a fábrica testaram cada peça, material, encaixe, volume, peso, proporção e passaram anos desenhando sob medida um conjunto mecânico feito para você se locomover de maneira segura e econômica sobre rodas. Alterar um detalhe pode desequilibrar toda essa estrutura.
Ao contrário do que muitos pensam a maioria dos overlanders não tem recursos para pagar ou manter veículos topo de linha ou os equipamentos mais caros. Se você está saindo para viajar pelo mundo, em qualquer que seja seu veículo, você vai querer seguir o seguinte pensamento: “KISS” (Keep It Simple Stupid). Traduzindo literalmente: mantenha simples seu estúpido. Ideia semelhante a regra dos 10 segundos criada pelo Roy Rudnick (Mundo por Terra), se o equipamento que você vai usar demorar mais de 10 segundos parar montar ou estar pronto pra usar, não leve.
Sem dúvida, enquanto você estiver planejando equipar seu veículo, você vai perder horas pesquisando na internet, participando de eventos outdoor e feiras de aventura aonde os mais modernos equipamentos, todos camuflados, com muitas cintas, mosquetões e placas solares, mega ultra isolantes de água, autoinfláveis e com a última descoberta da NASA vão te persuadir a tirar todo seu suado dinheiro de dentro do bolso. O garotão musculoso, vestindo calças caqui, dirigindo um Toyota todo equipado, vendedor da Decatlon, vai te convencer a não sair de casa sem antiderrapantes, o rack de teto customizado e as maiores luminárias de LED do mercado além dos tanques extra para água e combustível. Você pode aprender como construir seu próprio motorhome, gavetas embutidas com detalhes em aço escovado, sistema automatizado de iluminação, geladeiras e frezers embutidos, tudo sob rígidos padrões militares. Tudo isso é ótimo para impressionar seus amigos nos passeios de fim de semana e uma vez por ano na trilha para Castelhanos. Mas talvez não seja o melhor se seu objetivo é uma viagem de longa duração.
Ao modificar seu veículo para uso overlanding o foco deve ser no conforto e utilidade do dia-a-dia. Você vai querer estar seco quando chover, aquecido quando estiver nevando ou muito frio, fresco quando estiver calor, protegido do vento, com capacidade de estocar e preparar comida sobre qualquer circunstâncias e dormir bem durante a noite, de preferência a salvo de mosquitos e predadores, tanto os de duas quanto de quatro patas.
O melhor conselho para quem está planejando uma viagem de longo prazo por via terrestre é primeiramente descobrir qual é o seu estilo particular de viagens e as suas próprias capacidades e necessidades. Se você gosta de abrir caminhos nunca antes trafegados usando um machado para atravessar pelo meio da selva fechada, então você vai precisar de um veículo equipado para ser tão duro quanto você é. Se você preferir um cruzeiro suave com um pouco de condução fora de estrada e de acampamento, então você vai precisar de um veículo mais adequado para esse estilo. Adequando suas necessidades certamente você vai economizar uma tonelada de dinheiro. Invista no que é realmente útil para o seu dia-a-dia. Como você descobre o seu estilo? Saia, viaje e teste você mesmo. Peque o carro que você tiver e vá para uma longa jornada, explore, conheça outros viajantes e estude suas plataformas. Só então você vai saber o que é certo para você.
Este texto foi baseado e adaptado do original escrito por Graeme Bell e publicado no site Adventure Journal em junho de 2016.
Algumas questões que devemos pensar:.
Caminhões motorhome tem muito conforto mas ao mesmo tempo podem te impedir de chegar em alguns lugares por causa do tamanho. Em caso de pane ou se atolar você consegue empurrar?
Alterar as características originais do carro provavelmente pode gerar outros problemas que você não poderia prever. Vai impressionar seus amigos nos passeios mas talvez não seja o melhor se seu objetivo é uma viagem de longa duração.
Lembre-se que viajar de carro as vezes é sair um pouco de sua zona de conforto e não tentar levar todo o conforto junto com você.
Ser discreto e simples é sempre a melhor solução. Ao equipar seu veículo tenha certeza que sabe usar tudo que está instalando nele, e se necessário, consertar esses equipamentos que você instalou.
Um motorhome de 1 milhão de dólares…. ostentar tanto luxo é dispensável para uma viagem de longa duração.
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